quarta-feira, 10 de abril de 2024

A inflação, a assembleia de acionistas da EDP e outros temas do dia

Hoje ficamos a conhecer os detalhes da evolução da inflação em março. Esta quarta-feira a equipa de Luís Montenegro aprovará em Conselho de Ministros o programa do Governo e será um dia marcado pela assembleia geral de acionistas da EDP e por mais um leilão de dívida do IGCP. Adicionalmente, é hoje divulgado o relatório do Índice de Equilíbrio de Género do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras, e a Aliança Ibérica pela Ferrovia apresenta uma proposta para o campeonato mundial de futebol de 2030.

A inflação em março

O INE revela, esta quarta-feira, os valores finais da inflação do mês de março. A primeira estimativa apontava para um valor de 2,3%, depois de 2,1% em fevereiro. Ou seja, o ritmo de subida dos preços acelerou e os produtos energéticos terão sido os responsáveis por essa aceleração.

Portugal vai ao mercado

O IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realiza hoje três leilões de Obrigações do Tesouro com maturidade em 18 de abril de 2034, 18 de junho de 2038 e 15 de fevereiro de 2045, com um montante indicativo global entre 1250 milhões e 1500 milhões de euros.

Assembleia de acionistas da EDP

Decorre hoje a assembleia geral de acionistas da EDP. Na assembleia será votada a lista proposta para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP, que será liderado pelo advogado e membro do Conselho de Estado António Lobo Xavier. Também haverá mudanças nos estatutos da empresa. Leia mais sobre o que está em causa no artigo que acabou de ser  publicado.

Paridade de género melhorou nas instituições financeiras?

O Índice de Equilíbrio de Género do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras (OMFIF) acompanha o número de homens e mulheres nas equipas de liderança sénior dos bancos centrais e das principais instituições financeiras. A edição de 2024 do relatório revela, esta quarta-feira, as mais recentes pontuações de equilíbrio de género neste setor.

Um Mundial 2030 em carris?

Será possível que grande parte das deslocações no Mundial 2030 de futebol sejam feitas apenas de comboio? É esse o objetivo da Aliança Ibérica pela Ferrovia. A Aliança apresenta hoje, em Lisboa e em Barcelona, a sua proposta para “Um Mundial pelo Clima”. Recorde-se que Espanha, Portugal e Marrocos são os anfitriões do Campeonato do Mundo em 2030.

NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:



Das excursões em autocarro às viagens de autorPinto Lopes faz 50 anos e fatura €40 milhões em circuitos a 150 países.


CGD põe em leilão bens de Joe Berardo incluindo ações da Bacalhôa.



O Conselho das Finanças Públicas divulgou, esta terça-feira, novas previsões económicas e orçamentais para os próximos anos. O que nos dizem estas projeções? Ouça aqui.

Por hoje, é tudo. Tenha uma excelente quarta-feira e continue a acompanhar a atualidade económica no neste blogue.