segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Função pública, CMVM e Lagarde: os assuntos que vão marcar o dia

O Governo tem marcada para hoje mais uma reunião com os sindicatos da função pública, mas também hoje é apresentado o novo líder do supervisor do mercado de capitais. Na agenda está também a apresentação dos resultados do aumento de capital da Ibersol, bem como a ida da presidente do BCE, Christine Lagarde, ao Parlamento Europeu.


Governo reúne-se com sindicatos da função pública

A ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, reúne-se esta segunda-feira com representantes da Frente Comum, Frente Sindical e FESAP, no quadro da negociação coletiva relativa aos funcionários públicos. A ministra já afirmou que “qualquer eventual avanço que possa haver é muito limitado”, num quadro de gestão orçamental em duodécimos.

Novo presidente da CMVM

O ministro das Finanças, João Leão, apresenta esta segunda-feira em Lisboa o novo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriel Bernardino, que sucede a Gabriela Figueiredo Dias. Pode ler aqui: quais os desafios que Bernardino tem pela frente.

Lagarde ouvida no Parlamento Europeu

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, falará na comissão de Economia do Parlamento Europeu. Na agenda estarão as projeções de inflação do BCE, os custos da habitação e a melhoria da prestação de contas da instituição liderada por Lagarde.

Mota-Engil emite até 75 milhões em obrigações

A construtora Mota-Engil tem em marcha um empréstimo obrigacionista de até 75 milhões de euros. O período de subscrição, por parte dos investidores, arranca esta segunda-feira. A empresa colocará no mercado títulos que vencem em 2026, oferecendo um juro de 4,25% ao ano, em termos brutos. A operação é coordenada pelos bancos Finantia, Caixa BI, Haitong e Novobanco.

Aumento de capital da Ibersol

Ainda esta segunda-feira a Ibersol, que em Portugal opera marcas de restauração como a Burger King, KFC, Pizza Hut e Pans & Company, deverá anunciar o resultado da operação de aumento de capital de até 40 milhões de euros. O Santander e o Millennium BCP coordenam a operação. As novas ações serão admitidas à negociação na Euronext a 19 de novembro.


NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO PODE PERDER

Minuto Consumidor: Vale a pena comprar ouro?

- As crises políticas fazem mal à economia? Nem sempre

- Preparados para melhorar o Portugal 2030? Discussão pública arranca esta segunda-feira

- Camaleão de 70 milhões move-se com pé em Silicon Valley e outro em Portugal

- Os segredos do grupo da União Europeia que vigia a concorrência fiscal

Tenha uma boa segunda-feira e um excelente início de semana