Ameaça ao sector dos seguros- Depois da banca, também o sector dos seguros vê nas empresas digitais – como a Google e a Amazon – uma ameaça crescente ao seu negócio, com muitas companhias a planearem investir em analítica de dados para melhorar o atendimento ao cliente, segundo um estudo recente.
Realizado pela Economist Intelligence Unit para a SAP, o trabalho entrevistou 338 executivos séniores numa variedade de seguradoras, e descobriu que a maior ameaça competitiva de entidades fora do sector dos seguros vem de fornecedores de comécrio electrónico, como a Google e a Amazon (32%).
Os bancos a entrarem no sector (31%) e o grande retalho (11%) também são vistas como concorrência.
A Google, por exemplo, tem investido numa série de serviços relacionados com os seguros nos últimos anos, adquirindo o agregador britânico BeatThatQuote em 2011, e lançou o seu serviço de comparação de seguros automóveis Google Advisor no ano passado. Também investiu em tecnologia da Internet das Coisas que pode afectar o futuro das subscrições, ou na aquisição da Nest, fabricante de termóstatos para “casas inteligentes” por 3,2 milhões de dólares no início deste ano.
Outras empresas não-seguros também se mudaram para o mercado, como o criador da aplicação móvel Snupps ou a start-up Sureify, que oferece um guias de compra de seguros online aos clientes.
“As seguradoras tradicionais têm de se focar no cliente para batalhar contra a ameaça real que essas empresas representam para o seu negócio”, disse Gilda Stahl, editora sénior da The Economist Intelligence Unit. “A boa notícia revelada no nosso estudo é que as seguradoras já começaram a progredir nessa frente”.