terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ucrânia: Golpe de Estado "Popular" Está Em Curso

Ucrânia-“Um golpe de Estado está em curso na Ucrânia”, as palavras foram proferidas pelo primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, um dia depois da violenta repressão das autoridades sobre manifestantes pró-europeus e também jornalistas.
 
As ruas continuam carregadas de contestatários à decisão do presidente e do governo de voltarem costas à União Europeia e privilegiarem uma parceria com a Rússia.
 
“Pedimos a impugnação do mandato presidencial, a demissão do governo e procedimentos criminais para aqueles que ousaram levantar a mão contra as nossas crianças inocentes”, afirmou Oleh Tyahnybok, um dos líderes da oposição, perante uma multidão de manifestantes.
 
Outro, antigo campeão de boxe em pesos pesados, Vitaly Klitschko, dá a receita. “Sozinho não posso fazer nada, nós, aqui sozinhos, também não. Mas quando somos 10, 20, 30, 100, 100.000, 1.000.000, então eles não podem fazer nada”, declarou.
 
A multidão não desarma, mantém-se estoicamente na Praça da Independência, em Kiev, que foi o centro da revolução laranja em 2005.
 
Os contestatários ocupam pelo menos dois edifícios públicos, um deles é a câmara da capital ucraniana.