terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Golpe de Estado "Popular" em Curso na Tailândia


Tailândia-Na Tailândia, a contestação à família Shinawatra, no poder, provocou as primeiras vítimas mortais este fim de semana. A oposição afirma estar em curso um golpe de Estado “popular”, tomou de assalto a televisão estatal, apelou a uma greve geral e deu um ultimato de 48 horas ao governo para “devolver o poder ao povo”.
 
Suthep Thaugsuban, o ex-vice primeiro-ministro que lidera a revolta, reuniu-se este domingo com a chefe do executivo, Yingluck Shinawatra. A reunião não produziu resultados. No final do encontro, o líder da oposição disse que “não haverá negociação” e que tudo tem de estar “terminado dentro de dois dias”, sem especificar o que irá fazer se o ultimato não for aceite.
 
O regresso da violência acentua a histórica fratura da sociedade tailandesa entre a maioria rural do norte do país – que apoia os Shinawatra – e a elite urbana próxima da monarquia e dos militares.
 
O governo apelou às pessoas para ficarem em casa mas os confrontos prosseguiam nas ruas de Banguecoque pela noite dentro.