quarta-feira, 31 de julho de 2013

Confronto Étnico na Guiné Deixa Quase 100 Mortos

Guiné-Conacry-Ao menos 95 pessoas morreram nos últimos três dias em confrontos entre duas etnias no sudeste da Guiné-Conacry, informou quarta-feira passada o governo, que deteve mais de 130 suspeitos pelos incidentes.
 
"Segundo o último boletim, há ao menos 95 mortos e mais de 100 feridos" no conflito entre as comunidades guerze e konianke na selva da Guiné-Conacry, declarou o porta-voz do governo, Albert Damantang Camara.
 
Os guerza - majoritários na região - e os konianke já se enfrentaram entre 15 e 17 de Julho, primeiro em Koule e depois em N'Zerekore e Beyla, distantes uma dezena de quilômetros.
 
A onda de violência na Guiné-Conacry teve início no dia 14 de Julho, em Kule (40 km ao norte de N'Zerekore), onde três jovens konianke foram torturados por guardas de um posto de gasolina por suspeita de roubo.
 
Horas após o incidente, dois dos jovens torturados morreram devido aos ferimentos, o que gerou uma espiral de violência entre as comunidades konianke e guerze, segundo a polícia. Fonte: Terra ofertas