quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como a América Latina Pode Ajudar a Europa

América Latina-A zona Euro parece estar a aprender lentamente as lições de gestão de crise. Esta coluna defende que as décadas de crise financeira da América Latina podem fornecer informações importantes à Europa.Muitos países periféricos da zona euro estão a sofrer problemas financeiros e de competitividade que lembram os que ocorreram na América Latina. A analogia já foi apontada várias vezes.
 
Num trabalho recente, Cavallo e Fernandez em Arias 2012: "focamo-nos em determinados domínios em que a experiência latino-americana com a crise e retoma oferece lições úteis para as atuais preocupações europeias, nomeadamente prémio elevado de risco de dívida pública, dificuldades no sistema bancário, interrupções repentinas de fluxos de capital, e fraco crescimento e competitividade".
 
Algumas respostas latino-americanas
 
Aqui ficam algumas lições de uma região com uma longa história de crise financeira e difícil interação entre economia e política.
 
Não ficar paralisado pelo receio de riscos morais
 
A experiência latino-americana demonstra a necessidade de proporcionar um apoio externo de liquidez rápido e amplo para atenuar a pressão financeira e impedi-la de aumentar para uma crise alarmante. Os riscos morais não foram um problema nos resgates externos financeiros na América Latina pois os países saldaram as suas obrigações ao abrigo de acordos estritos de aplicação obrigatória, e portanto internalizaram todos os custos e benefícios da assistência externa oficial sem beneficiar de um comportamento oportunista.
 
Indiscutivelmente, o apoio externo insuficiente esteve por trás da profundidade dos grandes colapsos da América Latina. Os riscos morais só têm sido um problema em resgates internos de entidades subnacionais pelo Governo federal.