segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Guiné-Bissau: CPLP e União Europeia «Financiam projectos» do Governo de Transição

Bissau - Artur Sanha, Presidente da Câmara Municipal de Bissau, revelou que, tanto a União Europeia (UE) como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), já anunciaram acordos de princípios com a finalidade de prestar apoios financeiros ao Governo de Transição, no poder desde golpe de Estado de 12 de Abril.O Presidente da Autarquia de Bissau não avançou nenhum dos países que manifestou esta intenção.

O ex-secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS) falou quarta-feira, 27 de Setembro, em exclusivo à PNN, e sublinhou que a Transição em curso na Guiné-Bissau veio para ficar.

«Que todos saibam que, seja a UE ou a CPLP, existem acordos com o país, pelo que é necessário esquecer condenações ou intervenções, que não nos vão ajudar em nada», disse Artur Sanha.

Interrogado sobre os moldes como estes acordos vão ser implementados após o golpe, Artur Sanha explicou que os referidos documentos são multi-sectoriais, no que diz respeito à concessão de créditos financeiros, projectos de desenvolvimento de diferentes sectores, na segurança alimentar, agricultura e pescas e pistas rurais.

«São ainda os acordos por parte da BAD, BOAD isto tudo adicionado a solicitações que são feitas por empresários estrangeiros de diferentes tipos. Trata-se de um conjunto de projectos, incluindo a construção de 80 casas pré-fabricadas, que dentro de 60 dias deverão iniciar os trabalhos», revelou Artur Sanha.

A nível da Câmara Municipal de Bissau, O Presidente revelou que está em curso o projecto de construção do matadouro na capital guineense, e anunciou acabar com as práticas de venda ao ar livre de pão e construções clandestinas.
A ideia da construção de mercados nos diferentes bairros da capital e também a suspensão de licenças de concessão de terrenos e de construção de casas foram, entre outros, aspectos abordados durante a entrevista com Artur Sanha.

O Presidente da Câmara falou à PNN no âmbito da tomada de posse de novo Director da Polícia da Câmara Municipal de Bissau.