Dioncounda Traoré, presidente maliano
Mali-O Mali chegou a acordo com a CEDEAO sobre o envio de tropas africanas para o estado maliano. A força terá em Bamaco o seu quartel-general.
O Mali e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chegaram a um acordo sobre o envio de tropas africanas para o Mali. Esta força terá em Bamaco o seu quartel-general. O anúncio foi feito pelos ministros da defesa da Costa do Marfim e do próprio Mali.
De recordar que, no início de Setembro, o presidente Dioncounda Traoré havia pedido oficialmente ajuda à CEDEAO, para travar a situação do norte do país. O norte do Mali é controlado, desde há seis meses, por vários grupos islamistas armados, próximo da Al-qaeda do Magrebe islâmico.Grupos que aplicam a lei islâmica, e que têm vindo a ser acusados de violações graves de direitos humanos.
De sublinhar por fim, que à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, vai ter lugar no dia 26 de Stembro, quarta-feira, uma reunião de alto nível sobre o Sahel, do qual faz parte o Mali.
O politólogo guineense, Rui Landim, defende que a ONU deveria adoptar uma resolução clara e urgente de forma a resolver o problema maliano.