segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Presidente Jacob Zuma homenageia Dlamini-Zuma


Cidade do Cabo - O presidente sul-africano, Jacob Zuma, e os membros da Assembleia Nacional prestaram uma homenagem à ministra do Interior, Nkosazana Dlamini-Zuma, que se prepara para assumir o cargo de presidente da Comissão da União Africana (CUA) em Addis Abeba, na Etiópia.

O presidente Zuma felicitou a sua ex-esposa, dizendo que a sua partida é uma perda para o país, mas um ganho para África.

Dlamini-Zuma foi eleita presidente da CUA a 15 de Julho de 2012, tornando-se assim a primeira mulher a dirigir a organização, desde a formação da antiga Organização da Unidade Africana (OUA).

"Teremos muitas saudades dela. Mas sabemos que sentiremos e ouviremos os seus passos em Addis Abeba", disse o presidente Zuma durante uma sessão conjunta das duas Câmaras do Parlamento.

Fazendo referência à dura batalha para a sua eleição contra o gabonês Jean Ping, o presidente Zuma lembrou que Pretória tinha apoiado a sua campanha "porque África necessita de alguém que eleve a União Africana e as suas actividades a um outro nível".

Para o estadista, Dlamini-Zuma foi excelente enquanto ministra da Saúde, dos Negócios Estrangeiros e do Interior, as três pastas que ela ocupou desde as primeiras eleições multi-raciais do país em 1994.

Na sua homenagem, a deputada do Congresso Nacional Africano (ANC) Maggie Maunye afirmou que a condução avisada de Dlamini-Zuma relativamente à lei sobre a interrupção da gravidez protegeu várias mulheres da indignidade e do perigo dos abortos clandestinos.

Por seu lado, Sandy Kalyan, do principal partido da oposição, a Aliança Democrática, observou que "o carácter determinado, forte e às vezes obstinado" de Dlamini-Zuma vai ajudá-la nas suas novas funções.

Num discurso de adeus emotivo, Dlamini-Zuma disse que vai a Addis Abeba "enquanto humilde servidora do continente".

"Choro quando estou contente, choro quando estou triste e hoje estou ao mesmo tempo feliz e triste", disse a nova presidente da Comissão da União Africana.