quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Durão Barroso: "É Fundamental Que a Grécia se Mantenha no Euro"












Bruxelas-"Acho que é fundamental para a Grécia e para a Zona Euro que a Grécia se mantenha no euro, para que este novo programa e as novas medidas sejam adoptadas o mais rapidamente possível", disse José Manuel Durão Barroso durante uma entrevista organizada pela Euronews, em que foi questionado por cidadãos europeus sobre o estado da União Europeia (UE).

O presidente da
Comissão Europeia, que respondia a uma questão colocada por um jovem grego, afirmou que a UE está a dar "uma oportunidade à Grécia de evitar uma situação de incumprimento".

Durão Barroso reconheceu que os gregos fizeram "muitos esforços" no âmbito da aplicação do programa de ajustamento financeiro, mas sublinhou a necessidade de a Grécia reforçar a sua competitividade.

O presidente do executivo comunitário afirmou ainda que a Grécia não chegou à situação de crise em que actualmente se encontra "por causa da UE, mas sim por causa de níveis de dívida insustentáveis e de défices acumulados ao longo dos anos".

Em resposta a uma questão colocada por escrito a partir do Funchal, Madeira, Durão Barroso, afirmou ainda que a actual crise não foi criada pelo euro ou pela UE, argumentando que "há países que não estão no euro e que também estão a atravessar uma crise grave no sector financeiro".

"É verdade que temos desafios específicos para o euro, porque não estávamos preparados com todos os instrumentos para poder enfrentar a situação, agora não é verdade que foi o euro que criou a crise", acrescentou.