segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Governo Disponibilizou Verbas Para Concluir o Registo Eleitoral


O trabalho vai ser realizado em regiões como Biombo; Oio e Cacheu para permitir a realização de eleições gerais no próximo ano

Guiné-Bissau-O Governo de transição da Guiné-Bissau anunciou ter disponibilizado 30 milhões de francos CFA para realizar o registo eleitoral em três regiões do Estado e concluir “um passo importante” para haver eleições gerais em 2013.  

O anúncio da disponibilização da verba foi feito pelo ministro da Administração Territorial e do Poder Local, Baptista Té, em conferência de imprensa na presença de representantes de alguns partidos políticos, da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Presidência da Republica.   

A verba disponibilizada é parte de um orçamento de 102 milhões de francos CFA necessários para a divisão da República da Guiné-Bissau em regiões e distritos eleitorais e destina-se às regiões de Biombo, Cacheu e Oio

O político Baptista Té disse que se tinha dado “um passo importante” na preparação das eleições gerais que se devem realizar no próximo ano.

O ministro da Administração  Territorial e do Poder Local, Baptista Té, salientou que o registo eleitoral é importante “na identificação do eleitor” e “indispensável para a efectivação completa do processo eleitoral”.

O responsável pela cartografia, Cristiano Na Bitan, elogiou os esforços do Governo de transição na disponibilização da verba, mas lembrou que os trabalhos já deviam estar a decorrer desde de Julho.

Técnicos responsáveis pelo trabalho disseram ser precisos três meses para a conclusão do processo, pelo que “há riscos de atrasos que podem influenciar a data da realização de eleições”.
 
O secretário executivo da CNE reafirmou o desejo das eleições se realizarem até Maio.