sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os Estados-Membros da SADC Criarão Fundo Comum Para o Desenvolvimento da África Austral

Imagen activa
Luanda- A integracionista Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) criará um fundo para o impulso de infra-estruturas na região, informou uma fonte desse organismo.

O secretário anexo regional de SADC para a área de integração, Joao Caholo, indicou que pediu aos ministros de Finanças de países membros da organização que deem luz verde à formação do fundo, com um valor mínimo inicial de 600 milhões de dólares.

Partimos do critério de que os estados que mais possam contribuir o façam, ainda que se terá em conta a contribuição de cada um dos estados-membros, expressou.

Caholo afirmou que também se aceitam contribuições de investidores privados, nacionais, regionais e internacionais.
A possibilidade de criação do fundo regional será ponto de discussão na reunião de ministros de Finanças da SADC, que se efetuará em Moçambique em 13 de Agosto próximo.

Nestes momentos a organização regional impulsiona projetos como o desenvolvimento da ferrovia, estradas e outras infraestruturas, com o objetivo de garantir a interconexão entre territórios da área para potenciar dessa forma o comércio de bens e serviços.

A SADC também promove programas unidos aos setores de energia, transporte, tecnologias da informação, metrologia, turismo e recursos hídricos, entre outros.
Integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral: África do Sul; Angola; Mauricio; Zimbábue; Moçambique; Namíbia; Tanzânia; República Democrática do Congo; Suazilândia e Lesoto.