segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Grécia: Quem é o Parceiro de Direita do Governo de Extrema-esquerda?

Grécia-O que têm o Syriza e os Gregos Independentes em comum? Talvez apenas uma política anti-troika. Em tudo o resto parecem defender posições opostas.
 
Os Gregos Independentes (ANEL) são um partido de direita, nacionalista e opositor às medidas impostas pela troika. Na semana passada, o seu líder, Panos Kammenos, defendeu que a dívida grega deve ser auditada e a parte "má" simplesmente considerada impagável, quer os credores gostem ou não. A Europa, acrescentou Kammenos, está a ser governada por "alemães neonazis".
 
Alguns membros do partido são eurocépticos, insistem nos temas da soberania nacional e exigem à Alemanha uma indemnização pela invasão e ocupação da Grécia durante a II Guerra Mundial.
 
O partido foi formado em 2012 por Panos Kammenos, até então deputado da dos conservadores Nova Democracia, mas que acabou por ser expulso do partido por se opor a algumas das suas políticas-chave.
 
Nas eleições de Junho de 2012, os Gregos Independentes conseguiram uma votação melhor do que a alcançada ontem: elegeram 20 deputados.
 
Panos Kammenos nasceu em Atenas em 1965, estudou Economia e Psicologia na Suíça. Chegou a ser vice-ministro de Marina Mercante no governo de Costas Karamanlis (Nova Democracia) entre Janeiro e Outubro de 2009.
 
"Quero dizer, basicamente, que a partir deste momento já há Governo. Os Gregos Independentes vão dar um voto de confiança ao primeiro-ministro Alexis Tsipras", afirmou Kammenos esta manhã, à saída da reunião com Tsipras. "O primeiro-ministro vai falar com o Presidente e o novo Governo deverá ser anunciado em breve. O objectivo para todos os gregos é embarcar num novo dia, uma nova realidade, com plena soberania.