quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Bombardeamentos Britânicos atigem Alvos de ISIL no Iraque

Resultado de imagem para iraque
Iraque-A força aérea britânica destruiu, nos últimos dois dias, quatro alvos do ISIL, o grupo autoproclamado Estado Islâmico, no Iraque.
 
Os aviões descolam de uma base britânica, situada na ilha de Chipre, para assistir as tropas governamentais iraquianas no combate contra o ISIL.
 
“A ameaça do ISIL afeta-nos a todos. Vencer esta ameaça exige uma abordagem inteligente e paciente por parte dos países da coligação que estão juntos contra o ISIL. Neste quadro, os aviões Tornado GR4 da Royal Air Force , aquartelados aqui na base de Akrotiri, participaram e continuarão a participar no esforço da coligação para destruir o ISIL”, garante Chaz Kennett, comandante da base.
 
Desde sábado – poucas horas depois de o Reino Unido se juntar a coligação, liderada pelos Estados Unidos -, que os aviões britânicos começaram a combater no Iraque.
 
Mas Londres não prevê o envio de tropas terrestres para o terreno, como se depreende das palavras do primeiro-ministro, David Cameron, durante a conferência dos conservadores, em Birmingham: “Enquanto estou aqui a falar, há homens e mulheres ao serviço do Reino Unido a voar nos céus do Iraque. Ontem, viram ação no terreno. E vai haver tropas na linha da frente. Mas serão tropas iraquianas, curdas e sírias que lutarão pelo futuro seguro e democrático que merecem.”
 
Desde Agosto que o Reino Unido tem seis jatos Tornado estacionados em Chipre, antiga colónia britânica na qual mantém duas bases militares.