terça-feira, 2 de setembro de 2014

O Primeiro-ministro do Lesoto Refugia-se na África do Sul


Lesoto-O primeiro-ministro do Reino Africano de Lesoto, Thomas Thabane, refugiou-se na África do Sul no sábado depois que o exército desse país passa assumir o controle do poder, ocupando delegacias, estações da rádio e telefones.
 
Thabane, que em 2012 assumiu o cargo de primeiro-ministro do país Africano, disse que o golpe militar contra o governo de coligação é ilegal e confirmou que não vai renunciar.
 
Em resposta aos líderes do golpe Southern African Development Community (SADC) vai se reunir de emergência na África do Sul para avaliar a situação política no Lesotho.
 
No Reino do Lesoto tem produzido vários golpes militares desde a sua independência do Reino Unido em 1966, até 1993, quando realizou as primeiras eleições livres no reino.
 
África do Sul rejeita golpe no Lesoto
 
O governo Sul-Africano, condenou o golpe de Estado no Lesoto e apelou para uma solução pacífica. O Ministério das Relações Exteriores do Sul Africano, representado por Clayson Monyela, disse que “as ações das forças armadas do Lesotho contem o carimbo de um golpe de Estado.”