segunda-feira, 11 de agosto de 2014

BCE Matém Taxa de Juro e Alerta para Riscos Geopolíticos

Zona do Euro-Tal como esperado, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de juro diretora em 0,15%, um valor mínimo histórico estabelecido em junho.
 
Na altura foram também anunciadas duas injeções de capital para estimular a banca a conceder crédito às empresas e às famílias, sendo a primeira já em setembro.
 
Mas a anémica recuperação económica da zona euro enfrenta nova ameaça face à crise militar russo-ucraniana, a que aludiu o presidente do BCE.
 
“Os riscos geopolíticos bem como desenvolvimentos nas economias dos mercado emergentes e nos mercados financeiros globais têm potencial para afectar negativamente as condições económicas, inclusive com efeitos nos preços da energia e na procura mundial dos produtos da zona euro”, disse Mario Draghi.
 
Os desenvolvimentos mencionados por Draghi incluem o anúncio do governo russo de banir a importação, por um ano, de produtos alimentares da União Europeia e de outras potências ocidentais.
 
Os analistas consideram cada vez mais forte a possibilidade do BCE seguir o exemplo de outros bancos centrais, nomeadamente o norte-americano, de lançar um programa de impressão de dinheiro para comprar ativos, tais como títulos do governo.
 
Tal poderá ocorrer no início de 2015, depois do BCE fazer a segunda injeção de liquidez nos bancos, em dezembro.