segunda-feira, 14 de julho de 2014

França Anuncia Nova Ofensiva Militar em África

África-A França vai lançar nos próximos dias uma nova ofensiva militar no norte da África para combater o terrorismo em uma região mais ampla do Sahel, informou o ministro da Defesa Jean-Yves Le Drian, domingo último.

A França vai enviar cerca de 3.000 soldados para a região em uma missão chamada "Barkhane", que irá substituir a operação que os franceses lançaram há mais de um ano para combater o terrorismo no Mali. A França já havia dito, no início do ano, que iria lançar uma nova missão na região.

Milhares de tropas francesas foram enviadas para o Mali, em uma operação chamada "Serval", no início do ano passado, para dispersar militantes islâmicos que haviam tomado vastas áreas do país. O governo do Mali recuperou o território graças ao apoio militar francês, mas alguns grupos extremistas prometeram continuar a luta.

"O presidente da República quis reorganizar nossas tropas na área, para que possamos levar uma nova operação", disse Le Drian à rádio francesa Europe 1. O ministro disse que a França estava preocupada com a possibilidade de os jihadistas se espalhem por toda a região, aumentando a fragilidade de certos países como a Líbia.

"O objetivo é, principalmente, de contraterrorismo", disse Le Drian. A França terá apoio, na nova missão, de tropas da Mauritânia, Mali, Burkina Faso e Chade, disse o ministro. A maioria das tropas francesas projectadas para a operação já está estacionada na África, entre o Níger, o Mali e o Chade, acrescentou.