Putin-Excluído do G7 mas não da cena mediática… O presidente russo aproveitou uma entrevista com a televisão francesa TF1 e a rádio Europe 1 para responder às acusações dos Estados Unidos e expôr a posição do Kremlin face à crise ucraniana.
Vladimir Putin disse que Washington mente quando diz ter provas da presença de militares russos no Leste da Ucrânia. O presidente russo afirmou que “se têm provas, devem mostrá-las. Todos viram o secretário de Estado norte-americano a mostrar ao Conselho de Segurança da ONU as supostas provas de armas de destruição maciça no Iraque; mostrou um tubo com uma substância, que poderia ser simplesmente detergente. Uma coisa é dizer, outra é oferecer provas”.
Putin mostrou-se disposto a dialogar com o novo presidente ucraniano, Petro Porochenko, bem como com todos os outros intervenientes, durante as cerimónias dos 70 anos do desembarque aliado na Normadia.
O presidente russo disse que Porochenko tem uma oportunidade única, porque as suas mãos ainda não estão sujas de sangue, ainda pode pôr fim à operação de represália e iniciar um diálogo directo com os cidadãos do Sul e do Leste” da Ucrânia.