segunda-feira, 28 de abril de 2014

Transparência Internacional Alerta para Riscos de Corrupção na União Europeia

União Europeia-Os riscos de corrupção na União Europeia são elevados. O alerta é deixado pela organização Transparency International. Num relatório divulgado quinta-feira última em Bruxelas, considera-se que as instituições europeias estão vulneráveis à corrupção por causa da fraca aplicação das regras de ética, transparência e controlo financeiro.
 
Carl Dolan, director da Transparency International, lembra que “Apesar das declarações de interesses e de bens feitas pelos eurodeputados e membros da Comissão, não há um controlo sistemático. O que acaba por deixar as instituições vulneráveis.”
 
O estudo, com o nome de Sistema de Integridade da União Europeia, diz ainda que só em Bruxelas existem 15 mil pessoas a fazer lóbi e que há falta de transparência no processo legislativo europeu. Os responsáveis da organismo deixam também sugestões sobre o que pode ser melhorado.
 
Carl Dolan explica que “há coisas simples que as instituições europeias podem fazer: uma delas é ter, por defeito, uma política de transparência. Ou seja, todos os documentos relacionados com reuniões, sejam informais ou formais, devem ser tornados públicos. Não devem ficar com acesso restritito a algumas pessoas. Isto fará com que o processo legislativo se torne mais aberto.”
 
Este é primeiro estudo sobre os riscos de corrupção em 10 instituições europeias e é divulgado, a um mês das eleições europeias e numa altura em que surge uma sondagem que diz que 70% dos europeus acredita que existe corrupção no seio da União.