quarta-feira, 9 de abril de 2014

Irlanda do Norte: Presidente Irlandês em Visita de Sempre ao Reino Unido


Irlanda do Norte-Com um banquete no Palácio de Windsor, a Rainha Isabel II acolheu o presidente irlandês numa visita história de quatro dias ao Reino Unido. Michael D. Higgins é o primeiro chefe de Estado da Irlanda a visitar oficialmente a Grã-Bretanha, cem anos após a independência e desde o final de mais de três décadas de um conflito sangrento na Irlanda do Norte.
 
A visita de Higgins consagra a reconciliação entre os dois países. Isabel II frisou que “os irlandeses e os britânicos têm-se tornado bons vizinhos e melhores amigos. Não existe hoje em dia uma relação de trabalho mais próxima para o governo [britânico] do que a que mantém com a Irlanda”.
 
A comitiva de Higgins integra o antigo líder do IRAo Exército Republicano IrlandêsMartin McGuinness, negociador do processo de paz na Irlanda do Norte.
 
No discurso de ontem perante o Parlamento em Westminster, o presidente irlandês disse que “a dor e sacrifício associados ao advento da independência irlandesa pesa bastante sobre as relações [bilaterais]. Reconhecemos esse passado, mas damos as boas vindas aos sucessos consideráveis da realidade actual: o respeito mútuo, a amizade e a cooperação que existe entre os nossos dois países”.
 
A visita de Estado de Higgins conclui o processo de reconciliação oficial lançado pela Rainha Isabel II quando visitou a Irlanda em 2011, recebida pela então presidente irlandesa Mary Patricia McAleese.