França-Eleitores franceses desferem um duro golpe ao governo socialista nas eleições municipais de domingo.
Seis municípios de mais de 100 mil habitantes passaram para as mãos da direita. O presidente da UMP, Jean-François Copé, congratula-se.
“Quero ver como o presidente François Hollande vai reagir a esta mensagem das urnas e quero saber como ele vai mudar esta política catastrófica.”
Líderes socialistas admitiram a derrota na conferência de imprensa. A votação foi vista como um referendo sobre a impopularidade do presidente François Hollande.
“Esta votação é uma derrota para o governo e o para amaioria “, disse o primeiro-ministro Jean -Marc Ayrault .
Espera-se uma remodelação do Governo num esforço para dar ao governo um impulso. Não ficou claro quando um novo governo pode ser anunciado , ou se Ayrault iria manter o seu trabalho.
Frente Nacional de Marine Le Pen está afundar raízes locais em toda a França , tendo em vista a eleição presidencial 2017 e eleições parlamentares europeias de Maio .
Marine Le Pen, presidente da Frente Nacional declarou: “A França não está bem e essa alternância entre a UMP (partido de direita) e PS (Partido Socialista) não muda nada.”
Os socialistas conseguiram conservar Paris, Lille, Estrasburgo e Dijon. A mais importante foi a vitória da atual vice-presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, que conquistou o assento.