sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Brasil Pede Modelo de Relações Internacionais Baseado na Solidariedade


6ªConferência Itália-América Latina e Caribe-O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Gilberto Carvalho, reivindicou quinta-feira um novo modelo de relações internacionais baseado na solidariedade e uma relação "entre pares" para a Europa e América Latina.
 
Carvalho fez o pedido durante seu discurso na 6ª Conferência Itália-América Latina e Caribe que começou em Roma e na qual são buscadas novas vias de cooperação entre Europa e Itália e a América Latina.
 
Carvalho afirmou que as relações entre União Europeia e América Latina "devem ser renovado" e evoluir rumo a "uma relação mais profunda, entre pares e não entre um que dá e outro que recebe".
 
O ministro pediu a seus colegas um esforço para "criar um novo modelo de desenvolvimento", já que o atual está baseado, segundo sua opinião, "no consumismo desenfreado, na concorrência e nas guerras" e está esgotado.
 
Nesta mudança, Carvalho deu como exemplo o novo olhar para a África no qual o Brasil aposta, uma posição que compartilhou com o chanceler argentino, Héctor Timerman, que propôs uma "cooperação triangular" entre CELAC, Itália e África que beneficie os três actores.
 
Este novo modelo de cooperação deve ser baseado, além disso, na confiança mútua e requer "uma postura forte" diante de determinadas ações como "a invasão de informação da América do Norte", comentou Carvalho, em referência a casos de espionagem por parte dos Estados Unidos.
 
As políticas de crescimento com uma repartição equitativa da renda(rendimento) e com respeito ao meio ambiente como base é a ideia principal que o Governo brasileiro quer passar nesta conferência, na qual Carvalho se mostrou orgulhoso das conquistas da economia brasileira.
 
A aposta nas pequenas e médias empresas, com a experiência de sinergias entre empresas italianas e brasileiras e programas educativos como o "Ciências sem Fronteiras" - pelo qual 2.000 estudantes italianos estudarão em universidades brasileiras - são exemplos expostos por Carvalho de enriquecimento mútuo