segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Polícia Angolana Dispara gás Lacrimogêneo Contra Manifestantes


Angola-A polícia angolana atirou gás lacrimogêneo e disparou tiros para dispersar centenas de partidários da oposição que protestavam na capital sábado passado (23) contra o desaparecimento e possível assassinato de dois ativistas contrários ao governo.
 
O partido MPLA, que está no poder, acusou nesta semana o principal grupo opositor, a Unita, de promover "caos e anarquia" pelos planos de realizar protestos em todo o país, segundo maior produtor de petróleo da África.
 
Promotores afirmaram na semana passada que Isaias Cassule e Antonio Alves Camulingui, que organizaram protestos de ex-guardas presidenciais para exigir o pagamento de salários atrasados, foram sequestrados e possivelmente assassinados em Maio de 2012.
 
Na capital, manifestantes foram recebidos por policiais fortemente armados, alguns a cavalo, que investiram contra a multidão quando jovens começaram a atirar pedras sobre eles.
 
O ex-grupo rebelde Unita perdeu uma guerra civil de 27 anos contra o MPLA em 2002, e desde então foi derrotado em duas eleições.
 
O grupo acusa há muito tempo o presidente José Eduardo dos Santos de ignorar os direitos humanos e utilizar violência excessiva para reprimir os opositores durante seus 34 anos de governo.
 
O MPLA disse que Eduardo dos Santos ordenou uma investigação sobre os desaparecimentos e que os responsáveis serão punidos.