quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Passos Coelho Estará em Londres para Discutir elo com América Latina

Portugal-O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, desloca-se a Londres, onde será o orador convidado de uma palestra com o título "Portugal, Europa e América Latina - renovar o elo transatlântico".
 
A palestra terá lugar na Lancaster House, uma antiga casa senhorial atualmente sob a alçada do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, e durará cerca de uma hora, incluindo um período de perguntas e respostas da audiência.
 
A Canning Lecture, realizada anualmente, é o evento mais importante organizado pela Canning House, uma fundação britânica que promove o debate de temas políticos, económicos ou culturais dos países da América Latina e da Península Ibérica.
 
No ano passado o orador foi o presidente do Chile, Sebastián Piñera, em 2011 foi o presidente da Colômbia, Jose Manuel Santos e previamente o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague.
 
A fundação deve o seu nome ao antigo primeiro-ministro britânico George Canning (1770-1827), que durante os vários anos como chefe da diplomacia reconheceu a independência de várias colónias espanholas na América do Sul.
 
Foi instrumental no reconhecimento da independência do Brasil por Portugal, país onde foi embaixador mais tarde.
 
Inicialmente, estava previsto que Pedro Passos Coelho fizesse escala em Londres a caminho da Cimeira da Parceria Oriental, que decorre em Vilnius na quinta e sexta-feira, mas na terça-feira o primeiro-ministro português cancelou a sua participação, sendo o Governo português representado na Lituânia pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus.