terça-feira, 26 de novembro de 2013

Equipamentos de Recenseamento Chegaram Segunda-feira à Guiné-Bissau

Cartão de eleitor Guiné-Bissau
Bissau - O segundo voo que levará os materiais para o início do recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau, agendado para 1 de Dezembro, chega segunda-feira (ontem), 25 de Novembro, a Bissau. Chegou já ao país, proveniente da República Democrática de Timor-Leste, o primeiro carregamento de «kits» eleitorais, a 22 de Novembro.
 

Falando durante a cerimónia de entrega da ajuda do Governo timorense ao Governo de transição da Guiné-Bissau, José Turquel, Chefe Adjunto da Missão do Estado de Timor-Leste para Apoio aos Assuntos Eleitorais na Guiné-Bissau, disse tratar-se de um passo importante para o processo eleitoral.

«O que assistimos esta noite é um gesto modesto do povo de Timor-Leste aos seus irmãos da Guiné-Bissau», disse José Turquel.

O responsável indicou para breve o começo de um exercício importante, numa clara alusão ao início dos trabalhos de recenseamento eleitoral, marcado para 1 de Dezembro.

No Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira estavam presentes Rui Barros, Primeiro-ministro do Governo de transição, o Ministro da Administração Territorial, Baptista Té, o Ministro da Economia e Integração Regional, Soares Sambu, e o Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Augusto Mendes.

 Rui Barros sublinhou que a chegada dos materiais de recenseamento indica a determinação do seu Governo em realizar as eleições Gerais, marcadas para o primeiro trimestre do próximo ano na Guiné-Bissau. O Primeiro-ministro de transição indicou ainda que, ao longo desta semana, vão continuar a chegar mais equipamentos.

«Este gesto é muito importante para nós e, no futuro, vai dar-nos autonomia no que se refere ao recenseamento eleitoral», referiu Rui Duarte Barros, confirmou o início dos trabalhos de inscrição a partir de 1 de Dezembro, tendo lançado um apelo aos outros parceiros da Guiné-Bissau no sentido de avançarem com as suas ajudas para que se possam concretizar as eleições Gerais.

Sobre o início das inscrições, uma fonte do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), disse que os trabalhos vão ter mesmo que iniciar a 1 de Dezembro, conforme foi anunciado pelo Governo de transição.