quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Produtor Mundial de Platina Quer Despedir 6.900 Trabalhadores na África do Sul


África do Sul-"O principal produtor mundial de platina, a empresa Amplats, anunciou o despedimento de 6.900 funcionários na África do Sul a partir de 01 de Setembro, o que levou os trabalhadores a ameaçar com uma greve.
 
A empresa, sedeada em Joanesburgo, deu assim início ao "aviso prévio destinado aos funcionários que serão dispensados a partir de 01 de Setembro", afirmou o director executivo da Amplats,Chris Griffith, citado pela agência AFP.
 
Este plano levado a cabo pelo maior produtor mundial de platina, que pressuporá o encerramento de 6.000 minas, deverá permitir uma poupança anual de 400 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de euros).
 
O número final de funcionários a abandonar a empresa dependerá "do número de pedidos de rescisão voluntária, de reformas antecipadas, de reafetações e do preenchimento de vagas internas".
O plano de cortes, anunciado em Maio, concretiza-se agora depois de negociações com o Governo e com sindicatos.
 
Entretanto, os sindicatos dos trabalhadores do setor mineiro prometem contestar os despedimentos e ameaçam avançar para a greve.
 
A Amplats, empresa responsável por quase 40% das vendas de platina ao nível mundial, tinha apresentado um plano de extinção de 14 mil postos de trabalho".