Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma |
Joanesburgo – A União Africana (UA) lançou quinta-feira passada, em Joanesburgo, na África do Sul, o prémio denominado “Mama Afrika Award” visando distinguir as personalidades, organizações, comunidades, empresas e governos que lutam em prol da saúde materna, neo-natal e pela sobrevivência infantil.
No acto de lançamento do prémio, à margem da Conferência Internacional sobre Saúde Materna, dos Recém-nascidos e da Criança em África (CMNCH), a presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini-Zuma, disse que a organização decidiu doravante reconhecer as individualidades, organizações e os governos que fazem esforços notáveis para garantir a sobrevivência das mães de África e dos recém-nascidos durante o parto, e prosperar para realizar o seu pleno potencial produtivo.
“Embora ainda existam desafios, muitos sucessos foram registados na melhoria da MNCH em África e a União Africana não operou sozinha nestas conquistas”, sublinhou Dlamini-Zuma.
O prémio “Mama Afrika Award”, que foi criado em homenagem à malograda cantora sul-africana Miriam Makeba, vai distinguir e celebrizar personalidades chaves em África que estejam na linha da frente relativamente aos desafios de sobrevivência materna, neo-natal e infantil no continente.
O concurso reconhecerá os verdadeiros heróis e heroínas, incluindo organizações de todo o continente africano.
A CMNCH está a ser organizada, de 01 a 03 de Agosto, pelo governo da África do Sul e a União Africana, contando com o apoio técnico e financeiro do FNUAP, da ONUSIDA e do UNICEF, bem como do governo do Reino Unido. Fonte: Angolapress