sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Israelitas e Palestinianos Voltam ao Diálgo14 de Agosto

Médio Oriente-A possível expansão de colonatos judaicos pode envenenar a segunda ronda de negociações directas entre israelitas e palestinianos. Os Estados Unidos anunciaram que o próximo encontro terá lugar no dia 14 de Agosto, em Jerusalém. Mas, ao mesmo tempo, Israel autorizou a construção de novas residências de colonos.
 
Lior Amichai, perito israelita da organização Peace Now, frisa que o governo de Benjamin Netanyahu “aprovou mais de mil novas unidades nos colonatos da Cisjordânia, o que põe em causa, tanto Israel, como as verdadeiras intenções do primeiro-ministro a respeito das negociações”.
 
Depois de um impasse de três anos e mais de seis décadas de conflito histórico, os negociadores israelita, Tzipi Livni, e palestiniano, Saeb Erakat, reataram a 29 e 30 de Julho o diálogo directo, sob a égide do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, com o objetivo de obter, no espaço de nove meses, um acordo de paz.
 
A próxima ronda, em Jerusalém, bem como o encontro seguinte, previsto para Jericó, na Cisjordânia, será mediado pelo enviado especial da Casa Branca, Martin Indyk.
 
Os palestinianos já avisaram que o diálogo falhará caso Israel avance com a construção de novas colónias. Fonte:Euronews