Malabo- "A 3ª Cimeira de chefes de Estado e de governos da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), a qual o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, participa, iniciou na manha de sábado último, no centro internacional de conferências "Sipopo", em Malabo, Guiné Equatorial.
Questões ligadas a eleição da nova direcção deste órgão regional, análise e adopção dos relatórios de actividades do Secretariado Executivo, de 2009 a 2013, e do presidente cessante, bem como do órgão de Mecanismo de Defesa e Segurança do Golfo da Guiné inscrevem a agenda deste encontro de cúpula, que junta, além do anfitrião, chefes de estados ou seus representantes do Congo Democrático, República do Congo, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Gabão e Camarões.
As contribuições e os atrasados dos estados membros, o protocolo adicional do Tratado, que instruí a CGG a adopção de mecanismo apropriado para determinar os aspectos que privilegiam os objectivos da Comissão, são aspectos em agenda.
De igual modo, serão passadas em revista a reestruturação do Secretariado Executivo, a revisão dos textos orgânicos, a determinação dos mandatos dos membros do Secretariado Executivo, a autenticação dos textos e das resoluções, bem como o regulamento interno da conferência dos chefes de Estado e de governos são, entre outros, assuntos a abordar no encontro, que termina ainda sábado.
Fazem parte da delegação angolana, que participou nos encontros preparatórios, decorridos em Malabo, entre os dias 4 e 9 últimos, os ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, e do Interior, Ângelo Tavares, o secretário de Estado das Finanças para o Tesouro, Leonel Silva, o embaixador de Angola na Guiné Equatorial, Armando Cadete, bem como altos funcionários dos departamentos governamentais referenciados.
A consolidação da paz e da segurança na região é um dos objectivos da organização, na base da cooperação e a não agressão entre os Estados, a defesa comum e coexistência pacífica.
A insegurança marítima, provocada pela pirataria, o roubo, à mão armada, e outros actos ilícitos, praticados no mar dos países da região, constituem preocupações dos participantes.
O Golfo da Guiné compreende a zona da costa atlântica da África Central e Ocidental, tendo sido fundada esta Comissão em 1999".