terça-feira, 16 de julho de 2013

Rebeldes de Casamança Libertam Nove Reféns


Cassolol (Guiné-Bissau) - Nove sapadores raptados a 03 de Maio, pelos rebeldes de Casamança, região do Sul do Senegal assolada por uma rebelião independentista, foram libertados hoje (sexta-feira), próxima da fronteira com a Guiné-Bissau, noticiou à AFP.

Os nove reféns, foram libertados próximo da aldeia de Cassolol, em território bissau-guineense, na presença de responsáveis militares bissau-guineenses, de notáveis de Casamança e de dirigentes de Mon Ku Mom, uma organização da Guiné-Bissau implicada na mediação dos conflitos nesse país.

"Liberto os sapadores em nome do Casamança", disse, numa breve declaração, César Atoute Badiate, líder da facção do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC, rebelião independentista), que tinha raptado os sapadores.

Os nove reféns, visivelmente bem tratados, foram entregues aos responsáveis de Mon Ku Mom, que estava implicada na mediação visando a sua libertação.

Essa ONG, deve os entregar sábado as autoridades senegalesas durante uma cerimónia oficial prevista em São Domingos, uma vila bissau-guineense situada próxima da fronteira senegalesa.

Três mulheres, que tinham sido feito reféns com os nove homens libertados sexta-feira, foram postas em liberdade a 27 de Maio, após uma mediação da Guiné-Bissau e de Mon Mu Mom.    

Os doze mineiros tinham sido raptados a 03 de Maio na aldeia de Kailou, à 15 quilómetros de Ziguinchor.

Os sapadores trabalhavam por conta da Mecham, operadora sul-africana ligada ao Centro nacional das acções anti-minas do Senegal (CNAMS), no quadro dum projecto financiado pela União Europeia.     

A MFDC, se bate desde 1982, pela independência de Casamança, região sul do Senegal separada da sua parte norte da Gâmbia.

O conflito, causou desde há 30 anos várias vítimas, nomeadamente de minas anti-pessoal, e de dezenas milhares de  refugiados. Fonte. Angop Press