segunda-feira, 13 de maio de 2013

África Tem Que Utilizar Recursos Para Melhorar Vida das Pessoas - Africa Progress Panel

Cidade de Cabo-- A África tem uma oportunidade extraordinária de utilizar a riqueza dos seus recursos naturais para melhorar a vida de milhões de pessoas, conclui o relatório do Africa Progress Panel, liderado por Kofi Annan.
 
“Embora os recursos naturais tenham fomentado uma década de rápido crescimento económico, a maioria dos africanos ainda não testemunhou os benefícios”, diz o Relatório do Progresso em África divulgado, que alerta que, “em muitos países, as receitas dos recursos naturais estão alargar o fosso entre os ricos e os pobres”.
 
O Africa Progress Panel está convicto que África pode fazer mais na gestão da sua vasta riqueza em recursos naturais para melhorar as vidas das pessoas da região, estabelecendo programas de acção nacionais arrojados para fortalecer a transparência e a responsabilidade.
 
O documento anual do painel liderado pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas considera que os responsáveis políticos africanos têm de tomar decisões críticas.
 
“Podem optar por investir as receitas dos seus recursos naturais nas pessoas para gerar empregos e oportunidades para milhões no presente e para as futuras gerações ou podem desperdiçar esta oportunidade, permitindo a proliferação do crescimento do desemprego e da desigualdade”, declara.
 
Kofi Annan afirmou que “a elisão e a evasão fiscal são questões globais que afectam a todos (…), mas, em África, esta situação tem um impacto directo nas vidas das mães e das crianças”.
 
“Em todo o mundo, milhões de cidadãos precisam que os seus líderes tomem uma posição e liderem. Felizmente, o impulso necessário para a mudança parece estar a ganhar força”, acrescentou.
 
Assim, o relatório desafia todos os países da OCDE a reconhecerem os custos da inacção nesta área fundamental, considerando inaceitável que alguma empresas, geralmente apoiadas por representantes governamentais desonestos, recorram à elisão fiscal e à propriedade anónima de empresas para maximizar os seus lucros, enquanto milhões de africanos são privados de acesso a nutrição, saúde e educação adequadas.
 
Graça Machel, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e membro do Africa Progress Panel, defendeu que, “se as recomendações [do relatório] forem tomadas em consideração, África irá acelerar o seu progresso”.
 
“Mais crianças irão à escola, menos mulheres vão morrer durante o parto, mais crianças vão sobreviver à sua infância”, disse.
 
O Africa Progress Panel, composto por dez membros, defende ao mais alto nível um desenvolvimento equitativo e sustentável para África.