Geórgia-O milionário georgiano Bidina Ivanichvili, novo primeiro-ministro da ex-república soviética do Cáucaso e líder da coligação vencedora das legislativas de 1 de Outubro, anunciou a composição do governo.
Ivanichvili nomeou Maia Pandjikidze, antiga embaixadora da Geórgia na Holanda, para a pasta dos Negócios Estrangeiros.Irakli Garibachvili, um aliado próximo de Ivanichvili, vai ser ministro do Interior e o antigo embaixador georgiano na ONU, Irakli Alassania, será vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa.
A estrela do futebol georgiano Kakha Kaladze, que se lançou na política depois de se ter reformado, também vai ser vice-primeiro-ministro e ministro das Infraestruturas e do Desenvolvimento Regional.
“Isto será verdadeiramente um governo do povo”, declarou o novo primeiro-ministro na conferência de imprensa em que se anunciou a composição do governo.Segundo os últimos resultados parciais, a coligação Sonho Georgiano de Ivanichvili venceu as eleições legislativas na Geórgia e poderia dispor de 83 lugares no parlamento, contra 67 do partido no poder Movimento Nacional Unificado, do Presidente Mikheil Saakachvili.
A candidatura de Ivanichvili deverá agora ser submetida à aprovação do parlamento pelo Presidente Saakachvili, que se manterá no poder na Geórgia até ao fim do segundo mandato em 2013.
A nova ministra dos Negócios Estrangeiros anunciou que vai tentar normalizar as relações com a Rússia, que se deterioraram em 2008 depois da guerra da Ossétia do Sul.
“A novidade que há para esperar de nós é a melhoria das relações com a Rússia. É necessário para que recuperemos os territórios (das separatistas repúblicas georgianas da Abecásia e da Ossétia do Sul)”, afirmou Pandzhikidze, citada pelas agências locais.
Pandjikidze sublinhou que não mudará o rumo da integração da Geórgia na NATO e na União Europeia bem como a estreita cooperação com os Estados Unidos.