quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Guiné-Bissau:37 Crianças Não Conseguem Regressar a Casa

Guiné-Bissau-Roberto Metcha, que lidera uma comissão criada pelos pais e encarregados de educação das crianças, para tentar encontrar formas de as trazer de volta, contou à Lusa que os jovens, com idades entre 10 e 15 anos, foram levados por um "agente de futebol" para um torneio na Costa do Marfim que terminou há mais de duas semanas.

"Estamos preocupadíssimos com as nossas crianças. Eu tenho lá o meu filho de dez anos. Eu e mais outros pais estamos a tentar ver a partir de Bissau, junto das nossas autoridades, com instituições que tratam de questões das crianças e com pessoas de boa vontade, como fazer regressar as nossas crianças da Costa do Marfim", disse Metcha.

Segundo a mesma fonte, os rapazes foram levados para Abidjan mediante o pagamento de 350 mil francos CFA (534 euros) para custear o transporte, a alimentação e a estada (embora nem todos os pais tenham dado essa quantia).

"Acontece que as crianças acabaram por viajar de carro até a Costa do Marfim e agora não conseguem regressar, porque o senhor que as levou para lá diz que não tem dinheiro para custear a viagem", afirmou Roberto Metcha, pedindo a intervenção da secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desporto.

"Os rapazes estão a passar um mau bocado. Os que tiveram a sorte de os pais lhes enviarem dinheiro permaneceram no hotel, os outros estão a dormir num quarto numa esteira. Foi o que me disse o meu filho", explicou Roberto Metcha, cuja comissão a que preside será recebida na quinta-feira pelo diretor-geral dos Desporto.