quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CPLP e CEDEAO Tentam plano de Acção Conjunto Esta emana



Nova Iorque – Os líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade da África Ocidental (CEDEAO) vão reunir-se em Nova Iorque para tentar lançar um plano de acção conjunto para a Guiné-Bissau.

Citado pela Lusa, o secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, referiu que foi decidido também que os países se mobilizem de imediato para impedir que o governo saído do golpe de Estado de Abril profira a intervenção da Guiné-Bissau no debate anual da Assembleia-Geral da ONU, o que seria uma forma de reconhecimento.

O dirigente moçambicano falava em Nova Iorque, após uma reunião de concertação de representantes de membros da CPLP.

A reunião com o homólogo da Comunidade Económica para o desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a ter lugar nos próximos dias, servirá para identificar "pontos de estrangulamento e pontos de convergência, com vista a que se encontre uma solução rápida para Guiné-Bissau".

"Para a CPLP, é fundamental que haja uma força internacional, e não só da CEDEAO, que haja eleições livres e supervisionadas internacionalmente e que haja um compromisso do roteiro sobre reforma das Forças Armadas e Segurança", disse Murargy.

Sobre a retoma das eleições interrompidas pelo golpe de Estado de Abril, uma exigência que CPLP tem apresentado, recusando-se a reconhecer o governo saído do golpe, Murargy afirmou que "é um caso a repensar".