segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bancos Centrais Mauritaniano e Guineense Desenvolvem Cooperação Bancária


Nouakchott - Os bancos centrais da Mauritânia e da Guiné Conakry "têm várias coisas a partilhar" e vão desenvolver uma cooperação mutuamente vantajosa, declarou quinta-feira última, em Nouakchott, o governador do Banco Central da Guiné Conakry, Loceny Nabé.
 
Nabé fez estas declarações no termo de uma audiência com o presidente mauritaniano, Mohamed Ould Abdel Aziz, a quem transmitiu uma mensagem do seu homólogo guineense, Alpha Condé, o qual expressa a vontade de desenvolver as relações multiformes entre os dois países.

"A Mauritânia e a Guiné Conakry possuem cada uma a sua própria moeda nacional (ouguiya e franco guineense respectivamente) e os Bancos Centrais podem trocar as suas experiências neste domínio, além dos laços que os une a nível africano e islâmico através do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID)", indicou Nabé.

Além disso, actores do sector bancário mauritaniano estão interessados no mercado guineense, o que os levou a abrir recentemente bancos mauritanianos em Conakry, a capital guineense, para reforçar as trocas nos domínios da pesca, da agricultura e do cimento.

Os bancos mauritanianos actualmente presentes no mercado guineense são o Banco Nacional da Mauritânia (BNM) e o Banco Comercial da Mauritânia (BCI), duas instituições com capitais privados, indica-se.