quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Guterres Apela Por Mais Apoios Para Refugiados Malianos

Nova York - O alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, pediu mais apoios para os malianos dispersos na África Ocidental, no início de visita de três dias ao Burkina-Faso, informa a rádio ONU.

Juntamente com a Mauritânia e o Níger, o país acolhe mais de 250 mil deslocados do conflito iniciado no início deste ano.

De acordo com o Acnur, a visita de António Guterres visa analisar a situação humanitária tida como "cada vez mais crítica", além do seu impacto nos países vizinhos.

Em Janeiro, uma ofensiva levada a cabo pelos rebeldes tuaregue e seus aliados culminou com o controlo do norte do país em Abril. O Acnur refere que, a nível interno, cerca de 167 mil malianos teriam deixado as suas casas.

Na deslocação, iniciada terça-feira última, o alto comissário faz-se acompanhar pela secretária de Estado adjunta para a População, Refugiados e Migração dos Estados Unidos, Anne Richard.

Chuvas irregulares, colheitas perdidas e preços elevados dos alimentos associados a conflitos são tidos como fatores que levaram à existência de mais de 10 milhões de necessitados de assistência de emergência na região.