Mapa do Botswana |
Gaberone - O Fundo Monetário Internacional (FMI) apelou quinta-feira passada o Botswana a tomar as medidas mais audazes para reduzir o orçamento da função pública.
"Estas medidas implicam uma organização mais racional de altura e da estrutura do governo, um reforço da ligação entre salário e a performance, bem como uma revisão da escala salarial", preconizou o FMI após a sua consulta anual com o Botswana.
"Essa não é a primeira vez que o FMI pede ao Botswana - país da África austral próspero de dois milhões de habitantes - para reduzir os salários do Estado, que são muitas vezes considerados como muito elevados.
O FMI notou igualmente que a economia mundial frágil poderá relançar o ritmo da recuperação, no Botswana, o maior produtor mundial de diamantes.
A economia, que repousa antes de tudo sobre as gemas de diamantes, esta bruscamente destruída com a baixa da procura devido à crise económica mundial de 2008.
O FMI constatou que a recuperação económica no país foi uma das melhores dos países com rendimento médio, apesar de um enfraquecimento do crescimento económico em 2011.
No início do ano, o ministro das Finanças, Kenneth Matambo, anteviu um crescimento de 4,4 % para 2012, prevendo que o país poderia rever as suas previsões caso as exportações de diamantes não melhorassem.