segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Congoleses Votam Domingo na Segunda Volta de Legis

Brazzaville - O presidente da Comissão Nacional Eleitoral do Congo (CONEL), Henri Bouka, apelou aos seus compatriotas para se deslocarem em massa às urnas ontem (domingo) para a segunda volta das eleições legislativas.

Os que ainda não receberam os seus cartões de eleitor e que se inscreveram nos cadernos eleitorais foram igualmente chamados a votar com o seu bilhete de identidade. O escrutínio de domingo vai envolver 70 circunscrições eleitorais.

A primeira volta das eleições legislativas no Congo, realizada a 15 de Julho último, foi ganha pelo Partido Congolês do Trabalho (PCT, no poder) e pelos seus aliados com 64 assentos contra um para o primeiro partido da oposição, a União Pan-africana para a Democracia Social (UPADS), enquanto um único candidato independente foi eleito.

Esta primeira volta foi marcada por uma fraca taxa de participação estimada pelo Observatório Congolês dos Direitos Humanos (OCDH) em 15 porcento.

Do seu lado, os observadores da União Africana (UA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) notaram várias insuficiências na organização deste escrutínio legislativo. Desde 2002, a Assembleia Nacional do Congo é dominada pelo PCT.