segunda-feira, 9 de julho de 2012

Líbia Realiza Primeira Eleição Pós-Kadafi com Participação de 60% dos Eleitores


Líbia-A Líbia realizou sábado (07/07) sua primeira eleição nacional em 48 anos com uma participação de cerca de 60% dos eleitores inscritos. Os eleitores votaram para escolher os representantes do Conselho Nacional Geral, órgão legislativo que irá substituir o atual Conselho Nacional de Transição. A eleição foi marcada por alguns incidentes, principalmente no leste do país.

"Continuamos receber as informações dos colégios eleitorais, mas sabemos que a quantidade de votos alcançou 1,6 milhão, ou seja, 60% dos inscritos", declarou o presidente da Comissão Eleitoral, Nuri al-Abar, em uma coletiva de imprensa.Segundo ele, 1,2 milhão de pessoas haviam votado até às 16h local , ou seja, 40% do padrão eleitoral. Às 20h, os centros de votação começaram a fechar em Trípoli e em Benghazi. Ao final da tarde, 98% dos colégios eleitorais ainda funcionavam normalme.Alguns eleitores levavam bandeiras negras, vermelhas e verdes da revolução de 2011, enquanto que das mesquitas de Trípoli eram emitidas mensagens sonoras dizendo frases como "Alá Akbar" ('Deus é o maior’) e nas ruas se ouviam as buzinas dos carros.A alegria também era visível em Benghazi, apesar dos pedidos dos federalistas para que as pessoas boicotassem as eleições.

"Tenho a impressão de que até agora minha vida vinha sendo desperdiçada, mas meus filhos terão uma vida melhor. Tudo o que eles precisam é de um impulso e creio que os novos dirigentes darão este impulso", disse Hueida Abdul Cheikh, uma mulher de 47 anos que foi uma das primeiras a votar.

Incidentes

Segundo uma eleitor entrevistada pela Agência Efe, grupos de líbios defensores do federalismo, que consideram que o leste do país estará pouco representado na assembleia legislativa, e alguns radicais islâmicos irromperam em vários centros de votação e queimaram ou roubaram as urnas.

Na zona de Briga, um grupo de manifestantes mantém fechados há dois dias vários portos petroleiros em protesto pelo que consideram uma marginalização da região oriental.

O Conselho Nacional Geral terá 200 cadeiras, 100 para legisladores do oeste do país, cuja principal cidade é Trípoli, 60 para deputados do leste, onde estão situadas Ajdabiya e Briga, e 40 para parlamentares do sul, cuja maior cidade é Sebha. Essa é a primeira eleição do país após a queda do ex-ditador Muammar Kadafi em 2011.Os resultados preliminares devem ser anunciados "a partir de hoje ou amanhã", disse a comissão.