segunda-feira, 25 de junho de 2012

Presidente Paraguaio Foi Destituído

Fernando Lugo tem 61 anos e era Presidente desde 2008
O Senado do Paraguai aprovou a destituição do chefe do Estado Fernando Lugo, de 61 anos, por "mau desempenho de funções". Assim que foi conhecido o anúncio, surgiram confrontos nas ruas de Assunção, na capital, entre apoiantes do Presidente e as forças da ordem em frente ao Parlamento.

Milhares de apoiantes do ex-bispo juntaram-se na Praça das Armas para protestar contra um processo de destituição política que durou apenas horas. Alguns envolveram-se em confrontos com as forças policiais e estas responderam com gás lacrimogéneo, matracas e canhões de água.

"Lugo, Presidente", gritavam uns, munidos de bandeiras paraguaias. Fernando Lugo, que foi eleito para a presidência em 2008, foi oficialmente demitido das suas funções sexta-feira passada após um processo de poucas horas que o acusou de "mau desempenho de funções" como chefe do Estado.

Um total de 39 senadores, entre os 43 presentes, ou seja, mais do que os dois terços necessários, declararam que o Presidente é culpado das acusações formuladas contra ele, o que levou à sua destituição imediata, de acordo com a Constituição do Paraguai.

No momento em que foi anunciada a decisão, Lugo, que em 2010 viu ser-lhe diagnosticado cancro, encontrava-se no palácio presidencial. O Presidente demitido, que é apoiado por um partido de esquerda, será agora substituído pelo vice-presidente do Paraguai, Federico Franco.

"Submeto-me à decisão do Congresso", disse Lugo, numa declaração feita aos jornalistas na presidência, antes de deixar o edifício sem destino conhecido. Ex-bispo católico, Lugo deixou a vida religiosa em 2008, tendo reconhecido depois a paternidade de duas crianças. Há pelo menos quatro mulheres que afirmam ter tido relações com ele quando ainda era bispo.