quarta-feira, 6 de junho de 2012

Moody´s Rebaixa a Nota dos Bancos Alemã


Berlim - A agência de classificação financeira Moody's rebaixou nesta quarta-feira a nota de vários bancos da Alemanha, incluindo o Commerzbank e instituições regionais Landesbanken, após uma advertência neste sentido divulgada em Fevereiro.

A nota do maior banco alemão, o Deutsche Bank, que também figurava na advertência de Fevereiro, não sofreu alterações, no entanto, e a instituição está sendo avaliada em separado pela Moody's.

"As decisões são o reflexo do risco crescente de novos choques provenientes da crise da dívida na Zona do Euro", explica a agência em um comunicado.

Para a maioria dos bancos afectados e suas filiais, a redução foi de apenas um nível, um rebaixamento menos importante que o de outras instituições europeias nos últimos meses.

A redução limitada da nota se explica, segundo a Moody's, por "um entorno relativamente clemente no mercado doméstico" e pelas medidas já adoptadas pelos bancos do país para reforçar a sua situação financeira.


A nota da dívida a longo prazo do Commerzbank, o segundo maior banco alemão, com participação do Estado, foi rebaixada em um nível pela Moody's e a perspectiva passou a ser "negativa".

O DekaBank, o banco em sistema cooperativa DZ Bank, os bancos regionais Landesbanken LBBW e Helaba, a filial alemã do Unicredit e o NordLB também foram rebaixados em um nível, enquanto o WGZ Bank conserva a nota, mas passa a uma perspectiva negativa.