quarta-feira, 6 de junho de 2012

Angola Participa na Reunião do Processo de Kimberley Sobre o Comércio de Diamantes

Luanda - Angola participa na segunda-feira passada (4 de Junho) numa reunião sobre o Processo de Kimberley, no Departamento de Estado dos Estados Unidos, para a preparação de documentos a serem submetidos à reunião anual que terá lugar em Novembro, em Washington.

Lourenço Mahamba Baptista, do Ministério da Geologia, Minas e Indústria, chefia a delegação angolana integrada pelos presidentes dos conselhos de administração da ENDIAMA, Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) e ASCORP, além de representantes dos ministérios das Finanças e do Interior e da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes.

À margem da reunião, a delegação angolana participa num seminário com o tema "Diamante e desenvolvimento", cuja organização conjunta cabe à presidência actual do Processo de Kimberley e ao Banco Mundial.

A organização, criada a 11 de Maio de 2000, tem como desafios o processo de reforma do sistema de certificação, redefinição do conceito "diamantes de conflito", que ainda diverge entre o grupo da coligação da sociedade civil, o conselho mundial de diamantes e um grupo dos países africanos produtores de diamantes.

O Processo de Kimberley teve início quando os Estados da África Austral produtores de diamantes se reuniram em Kimberley, África do Sul, em Maio de 2000, para discutirem formas de impedir o comércio de diamantes de sangue e assegurar que os mesmos não financiassem os movimentos rebeldes.