terça-feira, 26 de junho de 2012

Aviões da Turquia Atacam Alvos Curdos no Norte do Iraque


Aviões de guerra da Turquia bombardearam redutos curdos no norte do Iraque, enquanto os rebeldes responderam matando um policial e ferindo três outros em ataques com bombas domingo passado,informaram autoridades.

O Exército turco registrou em seu site neste domingo que os aviões atingiram nove alvos curdos, a maioria deles na região de Qandil, onde fica localizada a principal base rebelde na fronteira entre o Irã e o Iraque. Segundo o comunicado, as incursões tiveram início na sexta-feira passada.

Essa foi a segunda campanha aérea turca contra os rebeldes curdos estabelecidos no Iraque em uma semana, após a morte de oito soldados turcos na fronteira com o Iraque na terça-feira. O Exército disse que mais de 30 rebeldes foram assassinados durante conftontos com a Turquia após o ataque da terça.

Os rebeldes curdos usam o norte do Iraque como plataforma para lançar ataque a alvos turcos por décadas. O grupo rebelde, organizado em torno do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), luta por autonomia no sudeste turco. Centenas foram mortos desde que a facção resolveu se armar em 1984.

O ataques aéreos ocorrem em meio a esforços do governo em tentar se reconciliar com a minoria curda, garantindo uma série de direitos culturais. O Primeiro-MinistroTayyip Erdogan recentemente anunciou planos para introduzir aulas de curdo nas escolas, após permitir que o idioma fosse falado em programas de televisão, institutos e cursos privados.

A Turquia, entretanto, recusa-se a conceder as principais demandas dos ativistas curdos, rebeldes e políticos, de controlar uma educação curda à parte do resto do país, temendo que isso divida a nação em ainda mais minorias étnicas. A população curda é estimada em 20% da Turquia, que tem 75 milhões de habitantes.