terça-feira, 27 de outubro de 2015

Governo de Passos Coelho Ganha Forma

Governo de Passos Coelho-A notícia do momento é a composição do XX Governo Constitucional que Passos Coelho apresentou hoje ao Presidente da República. Cavaco Silva deu o seu acordo à proposta do primeiro-ministro indigitado e publicou a lista no site oficial da Presidência. Trata-se de um governo de continuidade em relação ao anterior já que uma grande dos ministros transita da anterior equipa governativa.
 
São os casos do vice-primeiro ministro, Paulo Portas, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, o ministro da Presidência, que passa a acumular o Desenvolvimento Regional (até agora a cargo de Miguel Poiares Maduro), Luís Marques Guedes, o ministro do Ambiente, ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
 
Transitam do anterior Governo para as pastas das Economia, Saúde e Cultura, os até agora secretários de Estado dos Assuntos Europeus, adjunto do ministro da Saúde e dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, respectivamente Miguel Morais Leitão, Fernando Leal da Costa e Teresa Morais.
 
Entre as novidades do novo governo está João Calvão da Silva, professor catedrático de Direito na Universidade de Coimbra e que foi secretário de Estado adjunto do vice-primeiro ministro do Governo de Bloco Central, Carlos Mota Pinto. Outra novidade é o nome de Fernando Negrão, que já foi director-geral da Polícia Judiciária e ministro da Segurança Social do Governo de Pedro Santana Lopes. O Ministério da Educação é entregue a Margarida Mano, uma independente, professora da Faculdade de Economia na Universidade de Coimbra, onde já foi pró-reitora. A Modernização Administrativa ficará a cargo de Rui Medeiros, professor da Faculdade de Direito de Lisboa e da Universidade Católica, já foi adjunto do ministro da República para os Açores e colaborador do ministro da República para a Madeira. O novo ministro dos Assuntos Parlamentares é um político de carreira, Carlos Costa Neves que já foi ministro da Agricultura, Pescas e Florestas no Governo de Pedro Santana Lopes.
 
A nova equipa governativa de Pedro Passos Coelho é conhecida no dia em que a bolsa de Lisboa está cair, penalizada pelas descidas do BCP, Banif e Pharol. A praça da capital não é caso único já que os mercados europeus também estão a cair, marcados pelos resultados aquém do esperado de grandes empresas como a Novartis ou a BP. Nos EUA a abertura dos mercados é aguardada com os investidores de olhos postos na divulgação dos resultados da Apple e nas conclusões da reunião, amanhã, da Reserva Federal norte-americana que, segundo tudo indica, não deverá mexer nas taxas de juro.
 
O aumento da pobreza no nosso país tem estado em destaque com a divulgação do índice de Justiça Social elaborado pela Fundação Bertelsman que coloca Portugal na 20ª posição entre os 28 países da União Europeia, liderados pela Suécia. O índice realça a situação dos jovens portugueses que, apesar de uma ligeira melhoria na taxa de desemprego, continuam a ter uma situação “desfavorável”. Também a DECO revela as conclusões de um inquérito sobre o orçamento familiar e revela metade das famílias portuguesas com filhos menores vive com menos de mil euros por mês. Além disso, 18% não consegue pagar a prestação da casa e as contas da água, electricidade e gás, revela o mesmo estudo.
 
Entretanto, os exercícios da NATO que decorrem em Portugal e Espanha vão ser seguidas por inspectores militares russos. O exercício “Tridente Juncture” é o maior da organização desde 2002. Os peritos russos que vão fazer a supervisão das manobras militares deslocar-se-ão de automóvel mas também de helicóptero. O objectivo dos especialistas russos é perceber a escala do exercício, devendo fazer ‘updates’ diários da situação, conforme revelou o líder do centro nacional russo para a redução da ameaça nuclear.