terça-feira, 23 de setembro de 2014

Moçambique com Inflação de 3% em 2014, Segundo a EIU

Resultado de imagem para Moçambique
Moçambique-A taxa de inflação média anual de Moçambique para 2014 foi revista em baixa de 3,9% para 3,0% pela Economist Intelligence Unit (EIU) que reviu em alta de 10 pontos base para 10,1% a previsão do défice orçamental igualmente para este ano.
 
A média de 3,1% registada na taxa de inflação anual em Agosto, associada a um contexto internacional caracterizado pela redução dos preços dos bens alimentares e uma quebra marginal no valor do petróleo, estará na origem da revisão, segundo sustenta a EIU na sua análise macroeconómica sobre o país relativa a Setembro.
 
O défice orçamental, por outro lado, é alvo de uma ligeira subida, passando de 10% para 10,1% do produto interno bruto (PIB), o que a organização assinala que resulta da combinação da diminuição do apoio dos doadores internacionais ao Estado e o aumento da despesa pública.

No documento, a EIU mantém em 7,3% a sua previsão sobre o crescimento económico de Moçambique em 2014, para um valor real do PIB de 16,2 mil milhões de dólares, com o sector da Indústria a registar uma expansão de 9%, o dos Serviços de 7,2% e o da Agricultura de 6%.

Quanto às exportações, a organização espera que atinjam 4,4 mil milhões de dólares em 2014, subindo gradualmente até 6,8 mil milhões em 2018, altura em que o valor das importações deverá situar-se em cerca de 12,8 mil milhões de dólares, devido à importação de equipamentos para a exploração de recursos naturais, associados sobretudo aos grandes projectos de exploraçãode recursos naturais.