quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Amnistia Internacional Alerta Para Limpeza Étnica no Iraque

Iraque-A Amnistia Internacional alerta que o grupo armado do “Estado Islâmico” está a proceder a uma limpeza étnica no norte do Iraque.
 
De acordo com um relatório da organização, publicado terça-feira, estão a verificar-se vários crimes de guerra na região, como execuções em massa de membros de minorias étnicas e religiosas.
 
A situação humanitária no Iraque preocupa a comunidade internacional. O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas vai enviar uma missão ao país para investigar as violações cometidas pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante e, identificar os responsáveis ​​pelos crimes, com vista a levá-los à justiça.
 
“As actividades terroristas do Estado Islâmico são inaceitáveis à luz dos direitos humanos internacionais e da lei humanitária internacional”, afirma o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
 
Mais de 1 400 pessoas foram mortas e mais de 1 300 feridas em combates e outros incidentes violentos em Agosto no Iraque. Um balanço feito pela missão da ONU em Bagdade (UNAMI).
 
Combatentes do Estado Islâmico tomaram o controlo de vastas zonas no norte do pais, fazendo recuar as forças curdas e forçando milhares de pessoas a fugir. Os “jihadistas’” raptaram e recrutaram, ainda, crianças como combatentes.