sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Rússia condenada a Pagar Mais de 1,9 Mil Milhões aos Ex-accionistas da Yukos

Rússia-De acordo com o Financial Times, esta é a maior coima aplicada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, cobrindo cerca de 55 mil accionistas da antiga petrolífera.
 
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou a Rússia ao pagamento de 1,9 mil milhões de euros aos antigos accionistas da petrolífera Yukos e dá seis meses para que o país defina um plano de pagamentos.
 
Moscovo terá ainda de pagar 300 mil euros em despesas judiciais. O Ministério da Justiça russo já reagiu à decisão, considerando-a "injusta". Terá agora um prazo de três meses para recorrer.
 
De acordo com o Financial Times, esta é a maior coima aplicada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, cobrindo cerca de 55 mil accionistas da antiga petrolífera.
 
Também esta semana, a Rússia foi condenada ao pagamento de 50 mil milhões de dólares aos accionistas da antiga Yukos, depois de o Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia ter considerado que as autoridades russas tinham manipulado o sistema legal com o objectivo de levar a companhia à falência. Moscovo irá recorrer desta decisão.
 
A Yukos foi desmantelada em 2007. Era controlada por Mikhail Khodorkovsky (na foto), então o homem mais rico da Rússia. Khodorkovsky foi condenado a 10 anos de prisão por acusações de fraude e evasão fiscal. Foi libertado em Dezembro de 2013, após perdão do Presidente Vladimir Putin.