terça-feira, 22 de julho de 2014

Bruxelas Convoca os Embaixadores para Discutir a Crise de Leste da Ucrânia


Bruxelas-Os embaixadores dos países da União Europeia foram convocados de emergência para uma reunião sobre a crise na Ucrânia. Segundo o Financial Times, citando "responsáveis séniores" da União Europeia, os embaixadores dos Estados-membros foram convocados de emergência para uma reunião sobre a Ucrânia.
 
A UE e os EUA têm ameaçado aplicar novas sanções contra a Rússia, caso este país não mostre mais vontade em cooperar no auxílio à investigação do abate na quinta-feira passada de um Boeing 777-200 da Malaysia Airlines por um míssil terra-ar no Leste da Ucrânia, palco de violentos combates entre o exército e separatistas pró-russos. Os EUA já acusaram os rebeldes de terem destruído o avião usando um dos seus sofisticados mísseis terra-ar SA-11 (‘Buk-M'), que lhes terá sido fornecido pela Rússia.
 
Após vários dias de entraves, os militantes favoráveis a Moscovo permitiram a equipas de investigação holandesas examinarem os 196 corpos recolhidos do local do sinistro e, que se encontram agora guardados em vagões frigoríficos numa cidade a 15 quilómetros do local da queda. Os separatistas também ainda se encontram na posse das ‘caixas negras' do avião [vitais para determinar o que causou a sua queda], ainda não as tendo entregado à Autoridade da Aviação Civil.
 
O presidente Vladimir Putin da Rússia apelou entretanto aos separatistas para que colaborem com as equipas de investigação internacionais, enquanto o Kremlin emitiu um comunicado no qual afirma que um avião militar ucraniano estava a voar "próximo" do voo MH17 na altura em que este foi abatido.