Iraque-Está a agravar-se a situação no Iraque, com o avanço para ocidente dos rebeldes sunitas afetos ao proclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (conhecido pela sigla inglesa ISIS). Os “jihadistas” sunitas estão a ganhar terreno pelas armas, já estão a colocar pressão sobre Bagdade e, à medida que se aproximam da fronteira ocidental, a deixar também o Irão em estado de alerta.
Durante a última noite, os “jihadistas” tomaram o controlo das cidades de Jalawa e a Saadiyah, a nordeste da capital iraquiana. Os rebeldes têm vindo a avançar desde a Síria e estão a aproximar-se de forma ameaçadora da fronteira com o Irão, país de maioria xiita, que também já se mostra preocupado com este avanço sunita.
Depois de já terem ocupado Falluja, Ramadi e Mossul, os “jihadistas” colocaram, na última noite, o exército iraquiano em fuga de Jalawa e Saadiyah. As últimas notícias, dão conta de que os militares estarão, entretanto, a contra-atacar à distância, bombardeando as duas cidades tomadas na última noite pelos sunitas.
As imagens mais recentes serão, contudo, anteriores a esses bombardeamentos. Mostram-nos os rebeldes do ISIS a exibir como troféus os tanques militares abandonados pelo exército iraquiano em fuga das cidades, entretanto, tomadas.